MULTAS DE TRÂNSITO ANULADAS SÃO INVESTIGADAS PELA JUSTIÇA

Novas investigações mais detalhadas sobre os possíveis cancelamentos de forma fraudulenta em multas de Taboão da Serra, envolvendo o atual secretário da pasta na época, Claudinei Pereira foi divulgada no novo relatório da Polícia Civil da cidade nesta quinta-feira, (4). Um pedido à Justiça decreta 29 mandados de prisão de suspeitos na fraude, ao menos cinco vereadores podem estar diretamente envolvidos no esquema, segundo aponta o relatório.
Entre vereadores, o relatório ressalta nomes até do prefeito Evilásio Farias que pode ter sido beneficiado com o cancelamento de uma multa a qual trafegava sem o cinto de segurança conforme determina a Lei de trânsito municipal e estadual. Guardas municipais, um delegado e até policiais militares estão entre as pessoas que supostamente foram beneficiadas com a quebra de multas.
O relatório detalha uma série de recursos apresentados à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações). Informações apontam que a cidade de Taboão tem em média 56% de recursos deferidos.
O esquema fraudulento com a participação de políticos na cidade é investigado desde 2006. Até agosto de 2011, mais de 7 mil multas foram canceladas, o total de pedidos soma 12.651. O relatório da Polícia demonstra em mais de suas 230 páginas que mais de R$ 1 milhão deixou de ser arrecado com o esquema.
Em entrevista à Folha On-line o prefeito Evilásio Farias se defendeu dizendo que não fez nenhum pedido da multa e afirmou que irá procurar entender o que aconteceu para o seu nome configurar entre os envolvidos da fraude investigada.
Por sua vez, o ex-secretário de Mobilidade Urbana Claudinei Pereira dos Santos, assinou o pedido de cancelamento do prefeito, alegando que a sua assinatura foi um erro. Em relação ao alto índice de cancelamento, para Claudinei os cancelamentos não ultrapassavam os 4%.
Exemplos de recursos:
Entre tantos recursos apontados no relatório, elaborado pelo Chefe dos Investigadores da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, Ivan Jerônimo da Silva, muitos chamam atenção pelas desculpas utilizadas para o cancelamento das multas.

"Eu não estava com celular, usava uma pulseirinha preta na mão esquerda", "pelo meu velocímetro não estava marcado velocidade acima do permitido" ou "talvez me excedido na velocidade, mas tenho pena conssiencia de que não vi a placa que marcava a velocidade determinada nesta avenida, conserteza si tivese visto teria reduzido a velocidade a determinado pela mesma" (sic).
Prisões
Vinte e três prisões, sendo 4 vereadores, três secretários municipais e vários funcionários e ex-funcionários da prefeitura de Taboão da Serra. Quatro acusados foragidos. Dezenas de computadores, centenas de pastas de documentos e pelo menos 10 veículos apreendidos. Este é o saldo inicial da maior operação já realizada pela Polícia Civil de Taboão, que investiga a fraude na arrecadação de tributos como o IPTU e o ISS.
Novas prisões não são descartadas e as investigações prosseguem a todo o vapor na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário