Agentes de trânsito em Fortaleza denunciam possível esquema de multas

Os agentes de trânsito em Fortaleza, em greve desde segunda-feira (6), denunciaram à Assembleia Legislativa do Ceará um possível esquema de troca de multas por horas extras.
De acordo com os agentes, a Autarquia Muicipal de Trânsito (AMC), teria criado um sistema de metas de multas, onde quem atingisse o número mínimo por mês receberiam as horas extras trabalhadas. O presidente da AMC, Fernando Bezerra, nega que tal sistema exista.
"Não existe esse sistema. Tem agente que trabalha interno no órgão, que não vai às ruas e recebem as horas extras. Sempre receberam", afirmou Bezerra.
Na assembleia, o deputado Fernando Hugo (PSDB) pediu apuração do Ministéiro Público e ao Tribunal de Contas do Município. Heitor Ferrer, também deputado de oposição, criticou a possível esquema.
O possível esquema também foi motivo de debate na câmara Municipal de Fortaleza. Vereadores de oposição pedem investigação. Já o líder da prefeitura no legislativo municipal disse que as denúncias servem apenas para tumultuar as negociações.
De acordo com a própria Autarquia, entre os meses de janeiro e novembro de 2011 foram registradas 508.975 multas, uma média de 1.200 multas por agente. Em 2010, o número de autuações foi parecido, 518.232 nos 12 meses.
DESOCUPAÇÃO - A sede da AMC, na avenida Aguanambi, em Fortaleza, foi desocupada ainda na tarde de quarta-feira (8) após uma negociação entre os agentes e a prefeitura. O acordo se restringia apenas à saída dos agentes da sede e não às reivindicações da categoria.
Ainda na quarta-feira, um perito da polícia civil esteve na sede da AMC para avaliar possíveis danos ao patrimônio. Segundo representantes dos agentes, nenhuma avaria foi encontrada pelo perito,q ue também foi aomcpanhado por alguns vereadores, que entraram na negociação entre as partes.
GREVE - A decisão pela greve por tempo indeterminado foi tomada pela categoria ainda no final da semana passada em assembleia dos servidores. Apesar da greve ter sido deflagarada ainda houve atendimento durante o plantão do fim de semana.
Mas, desde a manhã de segunda-feira, os 320 agentes de trânsito que trabalham diretamente nas ruas de Foraleza pararam as atividades e entregaram as motoccletas usadas na fiscalização das ruas. Os manifetsantes ocuparam o prédio e pararam os trabalhos na sede do órgão, que continua sem funcionar. De acordo com os representantes da categoria, cerca de 370 dos 428 agentes de trânsito estão de braços cruzados.
Eles pedem aumento da gratificação de R$ 170 para R$ 450, e a incorporação da mesma no salário para todos os agentes. Segundo Eriston Ferreira, vice-presidente do sindicato dos empregados e servidores públicos do município de Fortaleza, hoje, a gratificação é dada para cerca de 50% dos agentes, que realizam "atividades especiais e diferenciadas". Além disso, pedem reajuste salarial e melhores condições de trabalho (segundo Eriston, as viaturas estariam depredadas e motos com 10 anos de uso).
Publicado em 09.02.2012,
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2012/02/09/agentes-de-transito-em-fortaleza-denunciam-possivel-esquema-de-multas-325911.php

0 comentários:

Postar um comentário