GUARDAS MUNICIPAIS DESEMPREGARÃO AGENTES DE TRÂNSITO

        Na quarta feira, 23 de maio, a comissão de segurança pública e combate ao crime organizado da câmara dos deputados votarão o projeto de lei 1332/2003, que regulamenta a guarda municipal e dentre outras coisas, legaliza a usurpação que já acontece em várias partes do país onde irregular e ilegalmente, guardas municipais, fazem o trabalho de agentes de trânsito. Não é preciso dizer o que tal projeto fará com a nossa categoria porque é simples de imaginar. Se as guardas poderão, legalmente, realizar as funções dos agentes de trânsito, que tem CBO - Classificação Brasileira de Ocupações distintas, 5172/15 e 5172/20, respectivamente guarda municipal de agentes de trânsito, onde suas atribuições e responsabilidades estão definidas. É claro que a função de agentes de trânsito deixará de existir, por quê? Porque é mais barato manter um guarda “Severino”, fazendo a proteção dos bens públicos como; praças e jardins e agora cuidando do trânsito também, do que concursar agentes de trânsito, que em alguns lugares, já é exigido nível superior, como em Brasília, que seus salários chegam a R$ 5.000,00. Já os guardas, a lei, agora é que vai exigir escolaridade nível médio, portanto, ainda existem lugares que realizam concurso, como foi em ilhéus há tempos atrás, exigindo somente o fundamental, para quê? Para pagar mais barato.       Precisamos nos unir e fazer uma CAMPANHA DE UM DIA, ligar para CADA GABINETE de cada membro desta comissão, encher as suas caixas de e-mails. Fazer o mesmo com os representantes dos partidos na câmara e dos representantes de bancadas, dos representantes de nossos estados e dos deputados que conhecemos ou temos contato e/ou até os que não temos, e principalmente, dos deputados que nos prometeram apoio a nossos projetos quando fomos a Brasília. Não podemos esquecer-nos dos presidentes dos partidos locais, em nossas cidades, que compõem a comissão e os seus candidatos a prefeito e a vereador, pois os seus cabos eleitorais são estes deputados que depois serão retribuídos pelos prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de 2014.
        O dia será de luta, mas, se cada um fizer a sua parte, venceremos esta batalha.
Não queremos atrapalhar os guardas, nossos irmãos e colegas de trabalho, somente retirar do texto o inciso VI do artigo 4º que prevê a atuação e fiscalização no trânsito. O resto é justo e direito deles. Só queremos manter os nossos empregos e ganhos reais.
Estarei o dia inteiro ao telefone com os deputados e bancadas, mas, quem quiser e precisar, ligue pra meus números de celular.                                 73 8846-2267 (oi), 73 8131-1320(claro) e 73 9927-9187(vivo) além do fixo do sindicato 73 3231-3748      .
Um abraço a todos e vamos à luta!
Escrito por Valério Bonfim
Presidente do SINDATRAN-BA

7 comentários:

Antonio disse...

Olá Valério Bonfim!

Eu sou também agente de trânsito aqui em Goiânia. Parabéns por fazer este alerta, e seria muito importante também vocês unirem força com outros sindicatos de outras cidades e Estados do Brasil.

Caso você queira falar com o Presidente de nosso sindicato em Goiânia-Goiás, o endereço do Facebook dele é este:
http://www.facebook.com/clauber.maia

E o site do Sinatran é este:
http://www.sinatran.org.br

Juntos nós venceremos.

Anônimo disse...

TEM CIDADE QUE A GUARDA MUNICIPAL GANHA MAIS QUE OS AGENTES DE TRÂNSITO ENTÃO EU PERGUNTO OS AGENTES CONCURSADOS VÃO VIRAR GUARDAS MUNICIPAIS? ISSO NÃO É DESVIO DE FUNÇÃO HEIN??? ESSE PAÍS PARECE QUE SÓ PRESTA PARA QUEM QUER FAZER AS COISAS ERRADAS, ISSO ME REVOLTA!!!

Anônimo disse...

EM CASTANHAL-PA ESTA ABERTO CONCURSO PARA GUARADA MUNICIPAL CUJO NIVEL ESCOLAR É FUNDAMENTAL INCOMPLETO. E NEM ABRIU VAGAS PARA AGENTE DE TRANSITO. SERÁ QUE VÃO QUERER COLOCAR OS GUARADAS PARA ATUAR COMO AGENTES DE TRANSITO TAMBÉM.
QUE ASURDO HEIN

Anônimo disse...

EM CASTANHAL-PA ESTA ABERTO CONCURSO PARA GUARADA MUNICIPAL CUJO NIVEL ESCOLAR É FUNDAMENTAL INCOMPLETO. E NEM ABRIU VAGAS PARA AGENTE DE TRANSITO. SERÁ QUE VÃO QUERER COLOCAR OS GUARADAS PARA ATUAR COMO AGENTES DE TRANSITO TAMBÉM.
QUE ASURDO HEIN

Anônimo disse...

Este PL é totalmente irresponsável pois não mensuram os prejuizos que irão deveras acarretar a nossa categoria.
Contudo, isto é reflexo da falta de reconhecimento da profissão na CF, que dá abertura para estas "idéias de girico".Isto me lembrou uma frase pragmática:
Mente vazia, oficina do diabo.

Agt.Braz, SMTRAN RR.

Anônimo disse...

Em maceió foi realizado concurso pra o preenchimento de 200 vagas pra agente de trânsito. Sendo que há 250 guardas atuando como tal, ou seja, o quadro será composto por 450 homens (200 agentes e 250 guardas), eu passei na colocação 264º e serei prejudicado, a nossa luta é pra que todo o quadro seja completo por agentes, peço a ajuda de todos nessa peleja. fé em Deus. Obrigado.
Email: Humberto.bahia@hotmail.com

AMIGOS disse...

Existe diferença entre as duas atividades, tanto visualmente, quanto na prática consideramos um retrocesso o acumulo e desvio de função.

vicente Vogt Vanny
Associação dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú SC
www.facebook.com.br/AATBC

Postar um comentário