Agente de Trânsito, odiado por quê?

Por Altino Ventura
Alguns trabalhos são grandiosos fardos na vida de quem os exercem, especialmente, porque os trabalhadores carregam em seus ombros uma grande carga de responsabilidade e, de sobrepeso, o ódio daqueles que não simpatizam.
Agente de Trânsito é uma dessas profissões mais odiadas, por quê?  
O Agente da Autoridade de Trânsito é um servidor público imbuído do dever de proteger e/ou defender os demais usuários das vias terrestres. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB),
em seu Art. 1º, § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
   Por essa razão, quando o Agente – Operador de Trânsito – apresenta-se ostensivamente inibe abusos que podem vir a desencadear acidentes e, consequentemente, vítimas e mortes. Também promove uma melhor fluidez dos veículos, sem esquecer o pedestre, porquanto, este é a parte mais vulnerável nessa relação.
Por um lado, há muitas pessoas, desrespeitadoras da legislação de trânsito vigente em nosso país, que detestam o comportamento dos Agentes quando autuam aqueles que são flagrados desobedecendo à norma, anotação que pode resultar em multa pela Autoridade de Trânsito.  Mas, o que fazer?  As autuações das irregularidades flagradas constitui um dever dos Operadores, segundo o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, e não representa mera punição, mas uma tentativa de educar aqueles que apenas aprenderam a respeitar outras pessoas através da força, que só obedeciam na infância e na juventude quando eram coagidos pelos pais.

Outro fato muito citado é a corrupção que envolve o exercício da função do Agente de Trânsito. Para aqueles que não sabem, o corrupto é revelado a partir da existência do corruptor. Um que se vende (corrupto passivo) e o outro que compra (corrupto ativo), respectivamente. Ambos cometem crime, mas só o servidor é mal visto nessa relação. Numa opinião franca, os dois são repugnáveis e nocivos a sociedade, merecendo combate ativo. Não se pode olvidar que, no Brasil, corrupção não acontece apenas nessa área profissional. Vários são os ramos que estão intimamente ligados a esta prática no dia a dia. Também, quem comete esse tipo de crime herda essa inclinação nas próprias relações comunitárias, visto que isto não é ensinado, nem valorizado, nas estruturas organizacionais.
   A função do Operador de Trânsito é uma atividade fundamental em nossa sociedade para que se tenham boas relações na mobilidade e o respeito social seja estabelecido de boa vontade ou por coação administrativa do Poder Público. Nunca é demais lembrar que os Agentes de Trânsito executam suas ações com a finalidade de proteger o bem mais precioso que se possa existir, a Vida. Fonte: Mobiliseg.com

0 comentários:

Postar um comentário