Agentes estudam usar arma não-letal


Assunto chegou à pauta de discussão após a tentativa de homicídio sofrida por um amarelinho, atingido na cabeça após advertir motorista
O Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá estuda a possibilidade de requerer que os chamados “amarelinhos” passem a andar com algum tipo de arma não-letal. A medida chegou à pauta de discussões após o atentado contra um dos amarelinhos na última quinta-feira. 
O rapaz de 19 anos, que não quis se identificar, trabalhava na avenida Dante de Oliveira, por volta das 19h, quando foi agredido na cabeça. O motorista, que andava sem cinto de segurança e foi advertido pelo agente, usou uma marreta para desferir o golpe. O rapaz foi socorrido, levou quatro pontos no ferimento, e não corre risco de morrer. 
Segundo a assessoria da Polícia Civil, o caso é tratado como tentativa de homicídio. O delegado responsável pelas investigações, Laudeval de Freitas, já ouviu a vítima e uma testemunha. Agora aguarda o resultado da perícia, previsto para sair em 30 dias. 
Para o presidente do sindicato, Alexandre Castro de Arruda, este foi um fato isolado, mas que abriu o debate para a questão da segurança dos agentes. “Estávamos tratando de itens salariais quando isso aconteceu. Vamos analisar esse ponto, mas não tem nada definido”, afirmou. 
Segundo o diretor de trânsito da Secretária Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Jackson Messias, alguns amarelinhos já pediram para serem transferidos para funções internas na pasta desde o ocorrido. 
Ele acredita que casos de desrespeito aos agentes devem se tornar mais frequentes, já que a presença deles aumentou na cidade desde o início da semana passada, quando 179 amarelinhos foram nomeados. 
“As pessoas têm que se acostumar a serem fiscalizadas a partir de agora. Além disso, tem que mudar essa visão de que o amarelinho é carrasco. Nosso trabalho é, em primeiro lugar, de orientação. Só depois autuamos quem está errado, que sempre tem a possibilidade de recorrer”, afirma. 

2 comentários:

Anônimo disse...

ENQUANTO NÃO SAIR A PORRA DESSE PORTE DE ARMA PARA OS AGENTES DE TRANSITO VAI CONTINUAR ACONTECENDO ISSO MESMO, PORQUE ESSES CONDUTORES BANDIDOS SABEM QUE OS AMARELINHOS NÃO USAM ARMA E QUEREM AGREDIR. É POR ISSO QUE MESMO SEM PORTE EU USO ARMA DE FOGO EM SERVIÇO. SE É PRA RESPONDER ALGUMA QUE SEJA VIVO.

Anônimo disse...

ACHO QUE O PIOR SALÁRIO DE AGENTE DE TRÂNSITO NO BRASIL DEVE SER EM PARNAMIRIM NO RIO GRANDE DO NORTE, O SALÁRIO É APENAS O MINIMO DE 630,00 E UMAS HORAS EXTRAS QUE NÃO CHEGA A 1200,00 E SE SAIR DE FÉRIAS QUANDO VOLTA RECEBE APENAS 630,00 COM OS DESCONTOS OU SEJA OS AGENTES DE PARNAMIRIM-RN OU PASSAM FOME OU PEDEM ESMOLA PARA SOBREVIVER E AINDA CORREM O RISCO DE MORTE QUANDO PEGAM ESSES CONDUTORES BANDIDOS. AGENTE DE PARNAMIRIM

Postar um comentário