Agentes de trânsito são assediados pelo Prefeito aliado do Sendor Mário Couto que pinta e borda em Salinas



Dez agentes de trânsito destacados pelo Detran para atuarem numa operação em Salinópolis registraram Boletim de Ocorrência na delegacia do município contra o prefeito da cidade, Paulo Henrique Gomes, aliado do senador Mário Couto (PSDB), denunciando interferência política do gestor nas suas atribuições. Durante a operação, Paulo Gomes primeiro tentou impedir que o guincho levasse um carro da prefeitura com licenciamento vencido há quatro meses para o parque de retenção. Em seguida, com a conivência da gerente do Ciretran de Salinópolis, o prefeito retirou na marra o carro apreendido e o levou para lugar incerto. Os agentes denunciam ainda terem sofrido retaliações da direção do órgão apenas por cumprirem seu trabalho.

Um dos agentes de trânsito que participou da operação e que pediu anonimato, explica que na operação foi apreendido uma kombi da prefeitura de Salinópolis, mas que, na verdade, era registrado em nome da Sespa e que estava com os documentos vencidos. “O veículo foi guinchado para o parque de retenção. O prefeito de Salinas foi lá e começou a incitar a população contra os agentes para que não recolhessem do veículo. O prefeito tentou impedir o guincheiro a levar o veículo para dentro do parque de retenção”, explica.

Ele conta que nesse momento a gerente do Ciretran de Salinas, Elizabeth Thamires de Souza Cordovil, chamou os agentes para uma conversa. Em seguida entrou em contato com o coordenador dos Ciretrans, Major Neves, e com o gerente regional dos Ciretrans, Normando Borges, pedindo que tomassem providências quanto aos agentes que estavam causando problema. Elizabeth é esposa do Volante Mael, do Associação Atlética Santa Cruz de Cuiarana, e foi nomeada a mando do senador Mário Couto, patrono do clube.

“Após isso ela pediu que eu me retirasse da sala e que ficasse apenas ela e o prefeito. Na volta, escutei o prefeito ao telefone com o diretor geral do Detran, Valter Pena, pedindo que tomasse providências quanto aos agentes e pedindo prazo para regularizar os veículos da prefeitura”, revela.

A gerente ainda ameaçou, segundo o agente, afirmando que “a operação era de sua coordenação e que aquilo não ficaria assim”. O agente conta que o prefeito saiu da sala e retirou o veículo de cima do guincho e o levou para lugar incerto. “Agora, dez agentes estão sendo retaliados e receberam ordem do Normando Borges para suspender a operação que foi iniciada no dia 12 de junho e que estava prevista para acabar no último dia 19 de junho”, revela. Durante a confusão o agente lembra que o prefeito disse para quem quisesse ouvir que ele manda na cidade. “Era uma operação de preparação para o veraneio, mas depois do ocorrido a direção geral do Detran cancelou a operação”.

OPERAÇÃO DESMANDO

- Dez agentes de trânsito destacados para operação em Salinópolis registraram boletim de ocorrência contra o prefeito Paulo Herique Gomes.

- Eles denunciam tentativa de impedir o recolhimento de uma kombi do município (foto ao lado), com apoio do Ciretran de Salinópolis, cuja gerente Elizabeth Cordovil, é esposa do volante do time Santa Cruz, mantido pelo senador Mário Couto em Cuiarana.

- Além disso, os agentes ainda foram ameaçados de retaliações dentro do próprio Detran, órgão que é comandado politicamente por Couto.

Sindetran diz que desmandos ocorrem em todo o órgão

Elison Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sindetran) disse que nenhuma portaria foi emitida informando do cancelamento da operação. “Orientamos os agentes a só retornarem após nova portaria nesse sentido, o que não aconteceu. Os agentes ficaram de molho nessa expectativa. Ocorreu apenas uma ordem verbal para o retorno. Isso é intervenção política direta porque a operação estaria incomodando um grupo que é o mesmo dos que coordenam o Detran, o mesmo grupo do Mário Couto”, dispara.

Essa intervenção, segundo Elison, constrangeu os agentes. “O assédio moral é recorrente no Detran para que os agentes não atuem dentro da lei para tentar favorecer algum grupo político. E isso acontece em todas as áreas, na área de exame, de vistoria, de atendimento ao usuário. Alguns servidores se sentem ameaçados e ficam com receio de denunciar sob pena de que nada aconteça”, disse o sindicalista. Segundo ele a coação ocorre todos as 48 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Estado. O sindicato denuncia ainda que os agentes levaram sete dias para conseguir registrar o B.O. “Isso mostra o poder de influência do prefeito”.

Os agentes levaram ao DIÁRIO documentos que comprovam a situação como o recibo de recolhimento de apreensão do documento do veículo, o auto de infração de trânsito, o termo de apreensão do veículo, e um documento que comprova que o veículo da prefeitura continua com os documentos vencidos até hoje, uma semana após a apreensão em Salinas.

O DIÁRIO mandou e-mail com alguns questionamentos sobre o fato para a assessoria de imprensa do Detran. Até o fechamento desta edição nenhuma resposta tinha sido encaminhada.

Ciretran de Salinópolis é alvo de denúncias de desvios

O Ciretran de Salinópolis está no olho do furacão da onda de corrupção que se abateu no Detran nos últimos meses. O DIÁRIO revelou que um dos esquemas de Mário Couto, que comanda a mão-de-ferro o órgão consistia em manter na folha do departamento pessoas ligadas ao Santa Cruz de Cuiarana, localizado no interior de Salinópolis, time do qual é patrono. No final do mês, elas recebiam o salário do órgão publico e repassavam a contratados do clube, que, nos últimos anos, começou a ser a chamar a atenção pela estrutura digna de time grande.

Os gastos estimados com o clube, só com a folha de pagamento dos jogadores, seriam de R$ 400 mil mensais, fora as demais despesas do clube. Além de Elizabeth Thamires, gerente do Ciretran de Salinópolis, o DIÁRIO apurou outros casos como o de Jenekelly, mulher do lateral-esquerdo Rayro, do Santa Cruz. Ela foi contratada na Ciretran de Salinópolis. O dinheiro pago a Jenekelly era parte do pagamento do lateral.

O esquema beneficia outros jogadores, como o atacante Thiago Floriano. A mulher de Thiago também fazia parte da folha do Detran, órgão que tem diretores indicados pelo senador tucano.

O esquema envolve pelo menos 18 pessoas e indicaria como Couto mantém a folha salarial do clube de Cuiarana já que seus bens estão bloqueados pela Justiça. Caso essas denúncias sejam confirmadas, será configurado um caso grave de improbidade e crime contra a administração pública.

O fato está sendo investigado pela CPI da Corrupção no Detran instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado, que também vai apurar verdadeira mina de ouro do departamento, que são os contratos milionários recheados de irregularidades conforme divulgado pelo DIÁRIO nas últimas semanas.
Fonte: Diário do Pará 23/06

0 comentários:

Postar um comentário