Nos últimos dez anos os acidentes com motociclistas cresceram 263%

Em 2001, morreram 3.100 motociclistas, segundo o ultimo levantamento do Ministério da Saúde. Em 2011 foram mais de 11 mil. Só nas estradas, o aumento no numero de mortes de motoqueiros foi de 10%, nos últimos três anos.

O consultor de trânsito destaca alguns erros mais comuns dos motociclistas, como trafegar muito próximo a caminhões. “Atrás do caminhão tem uma turbulência muito grande. A turbulência tende a jogar o motociclista  para fora da pista. Com farol apagado, a visibilidade dele fica mais difícil, o automóvel que está em sentido contrário tende a não perceber o motociclista. Independente de  ser moto ou carro é proibido trafegar no acostamento”, diz Josias Baptista, consultor de trânsito.
O ponto cego dos retrovisores  dos carros aumenta o risco. O motorista olha o  espelho do lado direito o central e depois o esquerdo. Parece não haver nenhum veiculo por perto. A motocicleta surge de repente, ultrapassando o carro. A falta de visibilidade pode acabar em acidente.


Como a motocicleta é menor, fica mais difícil de ser percebida. O consultor de trânsito diz que o espelho central deve mostrar a rodovia atrás do carro e os laterais nunca podem refletir a lataria do carro. Os dois retrovisores devem ficar bem abertos. “Quando acontece um acidente envolvendo um motociclista em uma BR, geralmente é fatal. Um veículo é sempre responsável  pela segurança do menor. No caso de acidente, esta lei vai valer”, explica Aristides Junior, inspetor da Polícia Rodoviária Federal. Fonte: Jornal Hoje 03/06

0 comentários:

Postar um comentário