Ceará adota prontuário eletrônico na fiscalização de trânsito

Cerca de 300 agentes de trânsito do Ceará usarão o novo sistema de prontuário eletrônico até setembro. A transição dos blocos de papel para smartphones e tablets já começou em julho, conforme apurou a reportagem do jornal O Povo.
O software foi desenvolvido para o sistema Android e permitirá ao agente consultar dados do veículo e registros de infrações que constam na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com a finalidade de coibir furtos e roubos. A partir do acesso aos dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), também terão informações na hora sobre os condutores para verificar, por exemplo, a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Talão eletrônico também é testado no Mato Grosso
Policiais militares do Mato Grosso testam uma nova tecnologia que promete desburocratizar o trabalho de fiscalização do trânsito mato-grossense. Batalhões do estado já usam 100 aparelhos celulares com o sistema, mas a meta é chegar a 1,5 mil policiais equipados nos próximos dias.
 
Pelo talonário eletrônico é possível verificar a situação do veículo com segurança e agilidade na abordagem policial. A documentação será analisada com mais agilidade. O programa foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
 
Uma das propostas do Detran-MT é municipalizar definitivamente o trânsito no Estado e a nova tecnologia será aliada neste processo, segundo o órgão. Para cumprir este objetivo, o departamento formaliza parcerias com as prefeituras e Polícia Militar, nos batalhões de trânsito.
 
O Detran-MT argumenta que o mais importante com a implementação do sistema é conscientizar o cidadão. Ressalta que o objetivo não é aplicar multas, mas atuar na desburocratização e eficiência nas fiscalizações de trânsito. Fonte: jornaldiaadia.com 12/08

0 comentários:

Postar um comentário