PEC dos Agentes de Trânsito já tem data pra ser votada em plenário


pecO SINDATRAN/AL, representado por seu Presidente Evaldo Moraes, está em Brasília desde segunda-feira lutando para conseguir reconhecimento da categoria com a aprovação da PEC 77/2013. Segundo diversos assessores parlamentares, devido a aproximação da Copa e do período de campanha eleitoral, será difícil quorum para votação e aprovação de uma PEC. Ou seja, quanto mais demorada a votação mais difícil é a provação, por isso o Sindatran/AL veio pedir agilização.
Para conseguir essa agilização foi pedido a esse sindicato que conseguisse requerimento com líderes que representam a maioria dos Senadores, dos blocos do PMDB, PT e PTB. Coletadas as assinaturas no requerimento, o documento foi entregue ao Senador Renan Calheiros. Com o aval do Presidente do Senado demos início à agilização da votação da PEC 77. Devido a apresentação desse requerimento será possível que o Presidente solicite a quebra de interstício entre as votações de 1º e 2º turnos, ou seja, que (havendo acordo com demais Senadores) não seja obrigatória as várias sessões para a votação de 1º turno e depois votação de 2º turno. Dessa forma as votações de 1º e 2º turno acontecerão no mesmo dia.
pec2Em nome de todos os Agentes de Trânsito de Alagoas (me atrevo até a dizer que agradeço em nome de todos do Brasil) agradeço ao Senador Renan Calheiros e ao Deputado Paulão que mais uma vez não mediram esforços para atender pedido desse sindicato e conseguiram êxito para a votação da PEC em dois turnos, que acontecerá dia 21/05/2014. Assim, AGRADEÇO a todos os colegas que colaboraram até o momento para esse resultado e CONVIDO para comparecerem em mais uma etapa dessa luta:
Peço que VENHAM TODOS OS AGENTES DO BRASIL para esse ato que acontecerá em Brasília, no Senado Federal, dia 21/05/2014 – quarta-feira. VAMOS TODOS À VITÓRIA, pois juntos aprovaremos essa PEC nesse dia e também estaremos valorizando o evento MAIO AMARELO.
Importante ressaltar o apoio da equipe da FETRAN (Federação Nacional dos Sindicatos dos Detrans) e do Sindetran/DF também nesse trabalho recente

Centrais discutem licença de servidores para exercício de mandato classista



Sindicalistas que integram o Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público reuniram-se, nesta quarta-feira,30, na sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), com a finalidade de estabelecer estratégias para a aprovação da MP 623/2013, que trata da liberação de servidores para exercer o mandato classista com ônus para o poder público.
 
Segundo os representantes sindicais, a dispensa com remuneração é fundamental no exercício da representação. Essa licença, caso sirva apenas para o servidor ficar cedido, compromete a atuação sindical e fragiliza a capacidade de articulação das entidades.
Os participantes denunciaram, na ocasião, um comportamento autoritário do governo que, após sucessivas derrotas em ações judiciais, está se utilizando de Medida Provisória (MP) para alterar a legislação sem consultar os servidores. No decorrer da reunião, os representantes denunciaram que é a terceira vez que o governo visa alterar a Lei 8.112/90 sem dialogar com a categoria.

Os integrantes das entidades que participaram no encontro decidiram atuar em conjunto, na Câmara e no Senado, nos dias 6, 7 e 8 de maio, com a finalidade de buscar apoio entre os parlamentares para projetos de interesse da classe trabalhadora.

Na oportunidade, eles propuseram criar uma Comissão Geral com o objetivo de debater pautas específicas dos servidores públicos federais e, também, incluir a MP 632/2013 entre os pleitos importantes dos servidores para que a mesma seja votada na segunda semana de maio no Congresso Nacional.

Os sindicalistas manifestaram insatisfação  e alegaram que o governo, ao invés de aprofundar o processo de negociação coletiva (mesmo tendo internalizado a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho - OIT), está realizando alterações na legislação, via MP, em prejuízo da classe trabalhadora.

A reunião revelou um consenso entre as lideranças de que o foco das ações deve ser voltado para a regulamentação da 151, cuja prerrogativa estabelecida regula o direito dos servidores em âmbito internacional.  Esta contratação da organização sindical, negociação coletiva e direito de greve aos trabalhadores do serviço público.

Os representantes, apoiados pelas centrais sindicais, também deliberaram sobre a elaboração de um documento de repúdio ao tratamento que o governo vem dispensando aos servidores públicos federais. As diretrizes serão analisadas em um novo encontro, marcado para do dia 6 de maio, em local a definir.

Além da CSPB e centrais sindicais, participam do encontro representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait, representantes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – FENAPRF, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra, da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Anfip, do Sindicato Nacional de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Sindireceita, do Sindicato Nacional de Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda – Sindfazenda.
Fonte: site CSBP 1/05/2014 | 08:29

Cidade de Caetité adere ao movimento MAIO AMARELO

O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Diante de um assunto tão importante o Sindicato dos Agentes de trânsito da Bahia SINDATRAN-BA estará promovendo uma campanha de conscientização dos condutores e pedestres no estado da Bahia, com apoio das prefeituras e empresas compromissadas com o trânsito.
 
O evento contará com a seguinte programação:
 
Dia 16 de maio Blitz educativa com panfletagens e durante todo o mês, palestras nas associações de bairros e entrevistas nas rádios. Este evento ocorrerá simultaneamente nas cidades de (Caetité, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso) municípios onde há diretores do sindicato.

O trânsito pede mais Atenção, por isso convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e do AMARELO a cor da “atenção pela vida”.